LINHA DE NUTRIÇÃO: SITE DA NATURAL
Vendas WhatsApp
TELEVENDAS: 49 2020 0392

ACERVO CIENTÍFICO | Artigos › Influência da inclusão de homeopático no comportamento, temperamento e desempenho de bovinos europeus confinados.

Autores: Samuel Jacinto Lunardi 1I* Amanda Dilda I Eduardo Alberti Baumel I Aline Zampar II Maria Luísa Appendino Nunes Zotti II
Universidade: Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Ano: 2018

Resumo:
Uma das recomendações do uso de homeopático na dieta de bovinos de corte em confinamento é diminuir a incidência de comportamentos indesejáveis que podem prejudicar o desempenho dos animais, em especial, a sodomia. Os trabalhos na literatura avaliaram ganho de peso e comportamento, não havendo estudos que utilizaram animais expostos a situações de caráter estressor, como tronco de contenção. Portanto, o objetivo dos autores foi avaliar se a inclusão de homeopático na dieta afeta o desempenho, reatividade e comportamento agressivo de bovinos de corte criados em sistema de confinamento. O experimento foi realizado no município de Guatambu com utilização de 24 bovinos machos inteiros cruzados zebuínos com europeu, separados em dois tratamentos: controle e com inclusão do homeopático na dose de 10g/animal/dia. Foram realizadas avaliações comportamentais com registro da incidência de sodomia, cabeçacabeça, cabeça-corpo e simples recuo por aproximação. Na avaliação do temperamento, os animais foram submetidos à contenção no tronco e classificados individualmente por escore de reatividade. Para avaliação do desempenho, foi realizada a pesagem e estimado o ganho de peso. Para análise estatística, nos dados de comportamento foi empregado modelo linear generalizado; para variáveis de reatividade foi aplicada escala Likert e teste não-paramétrico; para ganho de peso e velocidade de saída, os dados foram submetidos ao teste de Shapiro-wilk (P>0,05) para verificação da normalidade dos erros, transformados quando necessário e ANOVA, respectivamente. Os animais suplementados com homeopático tiveram menor incidência dos comportamentos de sodomia (P=0,0014) e fuga de monta (P=0,0084) em relação ao tratamento controle. Na avaliação da reatividade o escore postura corporal apresentou diferença significativa (P=0,0251) com maior pontuação para o grupo controle (1,13). A suplementação de homeopático a base de Chamomila reduz a incidência dos comportamentos de sodomia e fuga de monta em bovinos confinados, bem como reduz reatividade no tronco, apenas verificado na postura corporal. O ganho de peso dos animais não é afetado pela inclusão do homeopático na dieta. Sugere-se ao produtor fornecer o homeopático quando os animais são confinados inteiros e há grande incidência de sodomia no rebanho.

Palavras-Chave: Homeopático, bovinos de corte, confinamento, comportamento, sodomia.

Voltar para ACERVO CIENTÍFICO